Postado em: 05/02/2018 08:29:53

Post by: Jeferson Luiz

Detran do Paraná esclarece diferenças entre IPVA, DPVAT e Licenciamento

O Detran do Paraná esclarece que o pagamento do IPVA e do Seguro Obrigatório, DPVAT, já devem ser feitos agora no início de ano e não são de competência do Detran.

Muitos proprietários de veículos têm dúvidas sobre a competência e o pagamento do IPVA e do seguro DPVAT, além de questões que envolvem o licenciamento anual e a emissão do documento do veículo.

O Detran do Paraná esclarece que o pagamento do IPVA e do Seguro Obrigatório, DPVAT, já devem ser feitos agora no início de ano e não são de competência do Detran.

O IPVA é de competência da Secretaria de Estado da Fazenda e tem 50% dos recursos destinados aos municípios. A data para o pagamento dele varia de acordo com o dígito final de cada placa. Já o DPVAT é administrado pela Seguradora Líder, designada pelo Governo Federal. O vencimento ocorre junto com o IPVA, sem parcelamento, e é destinado àqueles que sofrem acidentes de trânsito.

A cobrança do Licenciamento Anual de Veículo acontece no segundo semestre, e é o que gera a emissão do documento do ano. A data da cobrança varia de acordo com o dígito final do veículo e pode ser consultada no site do Detran. Ele é de porte obrigatório e só é emitido após a quitação do Licenciamento e de todos os demais débitos, como multas e IPVA.

O motorista flagrado circulando com veículo não licenciado comete uma infração gravíssima. O Código de Trânsito Brasileiro prevê multa de 293 reais e 47 centavos, perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, e apreensão do veículo.

Fonte: Aen

TÓPICOS: Paraná