Postado em: 23/01/2018 08:35:53

Post by: Jeferson Luiz

Prazo para pagar IPVA parcelado começa a valer

Os proprietários podem gerar as guias de recolhimento pela internet, informando o número do Renavam.

Começou ontem segunda-feira, 22, o período para o pagamento parcelado do IPVA 2018 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), para os veículos com placas do Paraná. O tributo é dividido em três parcelas, com vencimentos em janeiro, fevereiro e março, conforme cronograma que considera os últimos números do emplacamento e sem bonificação.  

Os proprietários podem gerar as guias de recolhimento pela internet, informando o número do Renavam. No mesmo serviço, é possível verificar débitos. Com o boleto, o pagamento é feito em qualquer banco. Apenas com o número do Renavam, a quitação deve ser realizada nas agências do Banco do Brasil, Bradesco, Bancoob, Rendimento, Itaú e Sicredi e rede autorizada. 

Para veículos com final das placas 1 e 2, as parcelas vencem em 22 de janeiro, 19 de fevereiro e 19 de março. Emplacamentos que terminam em 3 e 4 pagam o parcelamento em 23 de janeiro, 20 de fevereiro e 20 de março. O IPVA dos veículos com finais 5 e 6 das placas vence em 24 de janeiro, 21 de fevereiro e 21 de março.

Para as placas de veículos que terminam com os números 7 e 8, a tabela de pagamento parcelado do IPVA é 25 de janeiro, 22 de fevereiro e 22 de março. Quem possui veículos com placas de final 9 e 0 paga o tributo estadual nos dias 26 de janeiro, 23 de fevereiro e a última parcela em 23 de março.

Conforme o Detran, o Paraná possui frota de 4,3 milhões de veículos tributados e 2,61 milhões não tributados. Veículos automotores, que representam a maior parte deles, têm alíquota de 3,5%. A expectativa de arrecadação é de R$ 3,2 bilhões com o imposto. Ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou movidos a gás GNV pagam 1%.

Isenção

Alegando alto custo para receber valores atrasados do IPVA, o Governo do Paraná isentou aproximadamente 700 mil dívidas. A anistia foi feita automaticamente pelo governo, sem o envio de notificação aos proprietários de veículos, e vale para os tributos gerados até 2011 (ajuizados ou não) e 2012 (não ajuizados).

Fonte: H2Foz

TÓPICOS: IPVA Paraná