Postado em: 29/08/2017 06:42:34

Post by: Jeferson Luiz

Setembro será verde e dourado, por doação de órgãos e contra câncer

Ações das duas campanhas devem acontecer nos estados do Brasil ao longo dos 30 dias de setembro.

Seguindo a tradição das campanhas que duram um mês, o próximo já tem cor, ou cores, no caso. Setembro será dedicado às campanhas de doação de órgãos — o Setembro Verde — e à prevenção do câncer infantojuvenil — o Setembro Dourado. Ações das duas campanhas devem acontecer nos estados do Brasil ao longo dos 30 dias de setembro.

Com o objetivo de conscientizar e alertar a população sobre a necessidade da doação de órgãos para salvar vidas, a campanha Setembro Verde, foi criada pelo cirurgião cardiovascular José Lima Oliveira Júnior, integrante da Comissão de Remoção de Órgãos da ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos). A campanha, que está na quarta edição, contará com diversas ações de conscientização em 22 estados brasileiros que já aprovaram o projeto de lei que institui o Setembro Verde.

O Paraná registrou no último mês de abril o maior número de doações efetivas de órgãos da história do Estado. Segundo estatísticas da Central Estadual de Transplantes (CET) foram 47 doações no último mês. O maior número registrado até então foi 45 doações, em agosto de 2016. Nos quatro primeiros meses deste ano, ocorreram 149 doações de órgãos no Paraná.

Infantojuvenil
A campanha Setembro Dourado é uma iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer. A entidade congrega 52 instituições espalhadas por todo o País. Um dos objetivos da campanha é alertar para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, a segunda causa de morte na faixa etária entre 1 e 18 anos, perdendo apenas para fatores externos.

Fonte: Bem Paraná

TÓPICOS: Paraná