Postado em: 16/08/2017 08:52:57

Post by: Jeferson Luiz

Município registra primeira morte por meningite no ano

Esta foi a primeira morte pela doença registrada neste ano na cidade.

Uma adolescente de 17 anos morreu vítima de meningite em Medianeira. Segundo a 9ª Regional de Saúde, de Foz do Iguaçu, também no oeste, a adolescente apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 7 de agosto e morreu três dias depois. Esta foi a primeira morte pela doença registrada neste ano na cidade.

O chefe da Regional, Ademir Ferreira de Souza, informou que a Secretaria de Saúde realizou exames com as pessoas que tiveram contato direto com a adolescente, mas ainda não há resultados.

"Seguindo o protocolo, todas as pessoas que tiveram contato direto com a adolescente (...) devem receber o tratamento, fazer os exames, mas somente quem teve contato direto", disse Souza.

Ainda de acordo com a Regional, a meningite pode ser transmitida por meio do contato com a saliva ou outras secreções da pessoa contaminada. A Secretaria de Saúde ressaltou a importância da prevenção da doença, com a vacinação contra a meningite além de cuidados, como manter a janela aberta, tomar sol e evitar aglomerações.

A vacina contra a meningite está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para bebês de 3 a 5 meses de idade, com um reforço quando a completa um ano. Adolescentes entre 12 e 13 anos que não tenham sido imunizados quando bebês também podem procurar o sistema público de saúde para se vacinar.

Fonte: G1 Paraná

TÓPICOS: Medianeira