Postado em: 27/07/2017 07:59:41

Post by: Jeferson Luiz

Oferta de vacina é ampliada para mais dois grupos

A ampliação favorece a cobertura do município contra o vírus na população, sem afetar a oferta para os grupos prioritários

A Secretaria Municipal de Saúde ampliou a oferta de vacinas contra a gripe para mais dois grupos: desde ontem quarta-feira (26/7), crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 54 anos podem se imunizar gratuitamente contra o vírus influenza em um dos 110 postos de saúde do município.

A ampliação favorece a cobertura do município contra o vírus na população, sem afetar a oferta para os grupos prioritários, que continuam recebendo as doses da vacina.

Apesar de já ter sido atingida a meta de imunizar 90% do público-alvo, sugerido pelo Ministério da Saúde na capital paranaense, ainda há doses disponíveis nas unidades de saúde. “Ampliamos o benefício para algumas parcelas da população que inicialmente não estavam nos grupos prioritários definidos pelo Ministério. É importante que elas se previnam e vão até os postos de saúde para se vacinar”, destaca o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Alcides Augusto de Oliveira.

Entre os grupos que já haviam sido incluídos na campanha, estão adultos entre 55 e 59 anos, motoristas e cobradores do transporte coletivo público, moradores de rua, cuidadores de idosos e acamados.

Dois grupos prioritários ainda não chegaram à meta dos 90% da população imunizada na capital paranaense: crianças entre 6 meses e 5 anos (68,8%) e gestantes (66,6%).

Prevenção

A vacina desta campanha é trivalente, com componentes dos vírus H1N1, H3N2 e B. As doses estão disponíveis nos postos de saúde para pessoas mais suscetíveis a desenvolver complicações devido ao vírus.

 

A vacina está disponível para os seguintes grupos:

Crianças a partir de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos 11 meses e 29 dias);

Gestantes;

Mulheres no período pós-parto (até 45 dias);

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativas;

População privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional;

Trabalhadores da saúde;

Povos indígenas;

Idosos com 60 anos ou mais;

Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

Professores das escolas públicas e privadas.

Pessoas entre 55 e 59 anos (59 anos, 11 meses e 29 dias);

Motoristas e cobradores do transporte coletivo público;

Moradores de rua;

Cuidadores de idosos e acamados;

Crianças entre 5 e 9 anos (9 anos, 11 meses e 29 dias);

Pessoas entre 50 e 54 anos (54 anos, 11 meses e 29 dias).

Fonte: Bem Paraná

TÓPICOS: Paraná