Postado em: 26/01/2017 09:09:42

Post by: Jeferson Luiz

Proposta do TCE une Serranópolis do Iguaçu a Medianeira; prefeito contesta

Só no Oeste do Paraná, são 14. Serranópolis do Iguaçu, a pouco mais de 70 km de Foz do Iguaçu, é um deles.

Há poucos dias, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná sugeriu acabar com municípios com menos de 5 mil habitantes. Só no Oeste do Paraná, são 14. Serranópolis do Iguaçu, a pouco mais de 70 km de Foz do Iguaçu, é um deles.

A ideia é unir os municípios a fim de reduzir os custos e melhorar os serviços públicos nessas cidades. A justificativa é que esses locais não têm condições financeiras de atender as necessidades básicas da população, como Saúde e Educação. Outra possibilidade é que esses municípios retornem a cidade de origem. Serranópolis, por exemplo, voltaria a pertencer a Medianeira, que fica a 15 quilômetros daqui.

Para o prefeito de Serranópolis, há dúvidas. Para ele, se houver mudança, quem vai sofrer é a população. O município é mantido com recursos dos governos federal e estadual. Luiz Carlos Ferri contesta a proposta com base nos resultados de desenvolvimento dos últimos anos. Ele diz que, em razão da situação do país, houve uma redução no repasse. Mesmo assim, é suficiente para investir nos serviços públicos. Dos anos de 2013 e 2016, por exemplo, a cidade apresentou melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A proposta foi encaminhada para o Tribunal de Contas da União. Para que seja colocada em prática, é preciso ainda que a Câmara de Vereadores convoque um plebiscito, além de formalizar a união com outro município por meio de um projeto de lei.

Fonte: Click Medianeira

TÓPICOS: Serranópolis do Iguaçu