Postado em: 21/12/2016 07:25:00

Post by: Jeferson Luiz

Chegada do verão aumenta alerta contra o 'Aedes aegypti'

Esse ambiente é propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do vírus zika.

O verão começa hoje às 8h44. Segundo a previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), será uma estação com temperaturas mais próximas da média histórica e muita chuva no Estado. Esse ambiente é propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do vírus zika.

De olho nesta combinação que costuma fazer explodir os casos de dengue no Paraná — foram mais de 56 mil casos no último ano epidemiológico — a Secretaria de Estado da Saúde lançou uma campanha em todo o Estado para a prevenção da proliferação do mosquito.
“Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas no Estado, o número de casos de dengue tende a subir. Estamos lançando a campanha em um momento em que a atenção deve ser dobrada. Contamos com a ajuda de todos os paranaenses para que o Paraná não enfrente novas epidemias da doença”, enfatiza a superintendente de Vigilância em Saúde, Cleide de Oliveira.

Por enquanto o quadro está sob controle. O novo ano epidemiológico iniciado em agosto tem até o momento 319 casos de dengue confirmados e 9 mil notificações. No último ano foram 145,7 mil notificações e 56,3 mil confirmações.

Fonte: Bem Paraná

TÓPICOS: Dengue